
Fui hoje levar a primeira de três doses da vacina.
Numa consulta de rotina, foi me sugerido pelo médico ginecologista a administração da mesma.
Tinha algumas dúvidas sobre a sua eficácia e o ginecologista prontificou-se a esclarecer-me tudo, bem como, aconselhar-me uns sites para "estudar" melhor o assunto em casa, caso não estivesse ainda convencida.
O que é um facto, é que está provado clinicamente que todas as mulheres até aos 45 anos de idade podem ser vacinadas, pois apresentaram resultados positivos num estudo realizado.
Como se sabe, a vacina é eficaz para prevenir: a infecção persistente, as lesões de baixo grau, as lesões pré-cancerígenas de alto risco para o colo do útero, a vagina e a vulva.
O que o especialista me disse é que esta informação não está muito divulgada pois no nosso país a vacinação só é obrigatória e gratuita para jovens até 17 anos!
Para as restantes mulheres é uma vacina MUITO CARA e NADA comparticipada.
Existem duas vacinas..
Desde Dezembro de 2006 está comercializada em Portugal a vacina tetravalente (Gardasil), desenvolvida contra os HPV 16 e 18 (responsáveis por 70 a 75% de casos deste cancro) e contra os HPV 6 e 11 (responsáveis por cerca de 90% de casos de verrugas genitais).
Desde Outubro de 2007 está também comercializada em Portugal a vacina bivalente (Cervarix), que confere imunidade para os HPV 16 e 18.
Ambas as vacinas são constituídas por partículas semelhantes aos vírus(e não são infecciosas, como é óbvio...), e destinam-se à prevenção das infecções por HPV, incluindo as infecções persistentes, as lesões intra epiteliais de baixo grau CIN1 (LSIL), as lesões precursoras do cancro (CIN2/3 ou HSIL) e o Cancro.
Cabe a cada uma, com a opinião de profissionais optar pela toma ou não da vacina.

Mas.. mais vale prevenir!
..E acreditar que está próximo o dia em que todas as mulheres têm acesso a esta prevenção de forma gratuita!
Falem com o vosso médico e esclareçam-se.
E dêem uma vista de olhos em: www.passaapalavra.com